Escritora macaense lançará seu livro na Festa Literária (Flic) de Rio das Ostras

No próximo domingo, a Festa Literária (Flic) de Rio das Ostras será palco do lançamento do livro Pedaços De Mim, da escritora macaense Conceição de Maria Pereira Alves Rosa.

O título ‘Pedaços De Mim’ traduz a vida agitada da escritora, que é mãe, avó, militante assídua no ativismo feminino e étnico racial e dirigente sindical. “Diante dessas mil facetas, entendi que deveria intitular essa obra mostrando que a poesia é realmente um pedaço da minha vida. Pois, tenho momentos que paro para refletir, escrever e também me emociono, mesmo diante das lutas que nos torna um pouco dura para a vida. Tenho a poesia como equilíbrio do meu lado emocional”, explicou Conceição.

A escritora Conceição de Maria começou sua caminhada na literatura quando fazia teatro na adolescência e escreveu quatro peças teatrais.

Sobre a importância da leitura no desenvolvimento pessoal, a autora disse que as pessoas devem deixar a preguiça de lado e ler, pois a literatura ensina interpretar textos e que toda disciplina escolar requer interpretação. “Até matemática, se você não ler bem o enunciado, você não desenvolve a questão. Enfim, seja para geografia, história ou ciências, você sempre precisará interpretar para deixar de decorar e aprender de verdade”, ressaltou a escritora que é pós graduada em Literatura Brasil, Portugal e África; Estudos Históricos e Culturais da Diáspora Africana e Gestão de Políticas Públicas.

Conceição lançou, pela primeira vez, seu livro no mês de junho em Macaé, desde então segue divulgando. Participou da feiras literárias de Santa Maria Madalena e Conceição de Macabu e estará em Campos dos Goytacazes, no dia 8 de dezembro.

A poeta que escreve desde os 15 anos, já participou de outros cinco livros em coletâneas, três com poetas cariocas e outros dois com poetas macaenses, são eles: Álbum Um Verso, Preces e Reflexões, Mulher, eterno tem, Sempre Primavera, Palavra Expressa e Antologia dos Poetas Macaenses.

Flic – Rio das Ostras

A quarta edição da Festa de Literatura e Cultura (Flic) de Rio das Ostras começa nesta sexta-feira (30) e vai até o domingo (2) na Escola Municipal Padre José Dílson Dórea, no Bairro Âncora. A ideia central da Flic é descentralizar a cultura, dando acesso a todos para experimentarem o evento, que incentiva a literatura e a outras manifestações culturais. No último dia de festa, a programação começa às 11h.

A programação conta com lançamentos de livros de autores locais e convidados, oficinas, rodas de conversas, apresentações musicais, dança, teatro, cinema e exposições de arte. A festa este ano homenageia Conceição Evaristo e Chico Buarque.

Primeiro Click

Portal de Notícias que desde 2014 informa e forma opinião no interior do Estado do Rio.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.