OPINIÃO

Outubro Rosa: Legislativo realiza atividades de conscientização

Na manhã desta quinta-feira (19), a Câmara Municipal de Macaé realizou uma palestra sobre o câncer de mama para reforçar a campanha Outubro Rosa, que acontece mundialmente nos meses de outubro. Para esclarecer as dúvidas dos servidores, estiveram presentes profissionais do Programa de Saúde da Mulher e do Núcleo de Atendimento à Mulher (Nuamc) da Aroeira. A atividade também foi acompanhada pelos alunos do nono período de enfermagem da Faculdade Estácio de Sá.

A programação da semana começou na terça-feira (17), quando o Setor de Saúde da Câmara reuniu os servidores em uma mobilização sobre a causa. Já na quarta-feira (18), o público que compareceu à sessão recebeu cartões com mensagens de prevenção do câncer de mama, além de fitas com a cor da campanha para reforçar a iniciativa. A entrega também foi estendida aos setores e aos gabinetes.

No início da palestra, a coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Alessandra Lofiego, apresentou dados sobre a doença no Brasil. O câncer de mama é o tipo mais comum, diagnosticado em 25% dos casos e, em 80% deles, atinge mulheres entre 50 e 69 anos. Porém, está cada vez mais comum a incidência de casos antes dos 30 anos. Em 2016, 57,5 mil pessoas tiveram a doença. Cerca de 1% desse total foi em homens.

Deixe uma resposta